Aqui no blog da bobinex uau! você vai conhecer cada artista que faz parte do nosso time de artistes colaboradores. Nas palavras deles e delas, conheça os caminhos, histórias, inspirações e criações.

Oi! Me chamo Murilo Manzini  - mas pode me chamar de Muzi. Sou artista plástico e ilustrador e moro em Sydney, na Austrália, há quase cinco anos.

Arte, para mim, é mais do que simples expressão criativa: ela é parte fundamental do meu processo comunicativo. Através dela eu evoluo e compartilho com o mundo minhas experiências de vida.  Isso influencia, sem sombra de dúvidas, o meu processo criativo – tornando ele bem variado e fazendo com que ele se materialize de diversas formas, que vão desde tela acrílica, passando pela ilustração digital e até mesmo por escalas maiores como painéis e murais.

Diariamente a minha atenção se volta para alguns elementos que estão muito presentes nas peças que componho, como objetos de porcelana, plantas, cristais e animais – e todos eles surge na minha família de produtos disponíveis na bobinex uau!, Terra Nova, entre papel de parede, painéis de parede, almofadas, cestos, stickers, azulejos e outros produtos.


Acho incrível como resiliência e fragilidade podem coexistir nesses seres e objetos – e isso, para mim, também tem uma grande correlação com algumas fases que passamos em nossas próprias vidas. É esse o DNA do processo criativo de todas as estampas que você pode conferir: o desejo interno de reconexão em um momento no qual eu me via geograficamente afastado de minhas raízes. A solução foi começar a buscar imagens que, para mim, representavam o Brasil – para, em seguida, ilustrar digitalmente todos os elementos – ainda sem ter uma ideia clara da composição final. Por fim, equilibrei tudo isso para construir cenas leves e harmônicas.

A estampa que está disponível em painel de parede, por exemplo, foi a primeira a ser finalizada – e ela me soa como um santuário, um lugar para visitar e recarregar energias. A janela que está no centro da composição veio por último para representar o meu desejo de liberdade e a minha conexão com o mundo lá fora.

As almofadas também estão entre as minhas peças favoritas da família de produtos. O desafio, aqui, foi dividir os elementos em estampas de diferentes proporções, usando cores que combinam entre si e que se destacam usadas em conjunto ou separadamente.

Grande parte do que eu faço surge também em quadros – e, para essas peças, deixei o processo de composição totalmente livre e intuitivo. A ideia aqui foi criar composições que poderiam ser complementar às outras peças – e espero que você possa criar cenários transformadores e incríveis no seu próprio lar dessa maneira.

Eu também criei uma playlist no Spotify para transmitir as sensações de Terra Nova; músicas brasileiras, sejam elas contemporâneas ou que já fazem parte do nosso DNA há décadas, mas que trazem algo em comum: a importância da saudade, do encontrar-se e do ser e estar.