Aqui no blog da bobinex uau! você vai conhecer cada artista que faz parte do nosso time de artistes colaboradores. Nas palavras deles e delas, conheça os caminhos, histórias, inspirações e criações.

Oi! Eu sou o Lucas Rampazzo, músico, designer gráfico e artista. Já trabalhei como Diretor de Arte e Criativo para estúdios e agências como Tempo Design, Loducca, Estúdio Colletivo, Ideafixa, Mandacarú Design entre outras e, como artista gráfico, desenvolvi trabalhos autorais para artistas como Criolo e para espaços ligados a arte e educação como Galeria Mezanino, Galeria Aura, Escola Fazendo Arte, Projeto Bela Rua e PingPoint.

Acredito no Design e na Arte como ferramentas de transformação coletiva e individual, e tenho um processo criativo que passa por diversas etapas e varia de acordo com o projeto e tipo de trabalho que estou envolvido. Minha forma de criar envolve brincadeiras aleatórias com cores e formas, seja no computador ou com colagens em desenhos em cadernos; isso me permite dar vazão a ideias não pensadas a priori mas que, no futuro, ganham vida e sentido – momento no qual esses estudos são revisitados e contextualizados.

Muitos desses roteiros desembocam nas formas planificadas de maneira tridimensional – e como elas carregam consigo a capacidade de ocupar espaços e ambientes, transformando-os em lugares mais acolhedores e lúdicos. Para mim, uma das coisas mais importantes dentro de toda a minha arte é observar como as formas dialogam com a cidade – e qual sua relação com as pessoas. A geometria urbana precisa, acima de tudo, estar conectada com nós, humanos – com a nossa coexistência, o sentir, o estar e o fazer.

Se você quiser mergulhar mais nas minhas referências, dá uma olhada na minha board do Pinterest – e não deixe de conferir, também, minhas estampas aqui para a bobinex uau!.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre mim, gostaria de apresentar as minhas criações para a bobinex uau!. Elas são inspiradas em toda a beleza da geometria urbana e sua conexão com as pessoas – algo que também passa, no meu entendimento, pela música.

Assim como essa forma de arte traz ritmos e sensações diferentes e transformadoras, as formas que nos guiam, conduzem e trazem reflexão nos tocam assim como acordes, vozes e todos os sons que contam uma história juntos.

Tudo que se repete gera um ritmo, e toda repetição pode ter pequenas variações – é justamente essa a graça da coisa:  é o “acaso” que transforma aquela repetição em algo novo. Isso está em abundância ao nosso redor - é só observar.

Você consegue conferir essas emulações de ritmos e sensações em parte da minha família de produtos pra bobinex uau, que traz estampas evocando ondas sonoras e aquela sensação incrível de ouvir uma música e se transportar para outro lugar, outro momento – ou simplesmente mergulhar para dentro.

Já outros trabalhos buscam uma aproximação maior com a geometria urbana e o lugar que ela ocupa na nossa rotina – seja ele de pertencimento ou de observadores, entrando e saindo, sempre tendo algum tipo de troca.

E como eu já deixei bem claro que minha conexão com a música é imprescindível, preparei uma playlist no Spotify que conecta todas essas criações que você acabou de ver com canções para você ouvir e mergulhar ainda mais nestas estampas. São recortes de ambientes sonoros nos quais tenho transitado, além de músicas que tenho escutado recentemente. Ah, você pode ouvir na sequência ou no modo aleatório! É só clicar aqui e se deixar levar.